Ajuda
Um auxílio no ensino da Matemática
Prefeitura estima dobrar o número de espaços com Khan Academy até o fim do mandato
Paulo Rossi -
O Colégio Municipal Pelotense acaba de receber um laboratório para incentivo de estudos em Matemática. São 30 computadores nos quais a plataforma Khan Academy, conhecida mundialmente pelo auxílio no ensino das disciplinas de exatas, está disponível. O programa abrange turmas de terceiro a nono ano do Ensino Fundamental. Atualmente, 15 escolas do município já utilizam a ferramenta.
Este mês o movimento Todos pela Educação divulgou que apenas 3,6% dos alunos brasileiros saem do Ensino Médio com aprendizado considerado desejável em Matemática. Neste cenário, possibilitar um ambiente tecnológico, que muitos jovens já estão familiarizados, pode servir de fomento no interesse pela disciplina. O diretor da escola, Arthur Katrein, considera que, se utilizada no ritmo do aluno, a técnica consegue contribuir no seu desenvolvimento integral.
A forma de ensino, pensada pelo educador americano Salman Khan, apresenta tarefas de acordo com os níveis de necessidade do aluno. Ao acertar os exercícios, o estudante recebe pontos. Em caso de erro ou dúvida nas respostas, dicas e vídeos sobre o conteúdo podem ser consultados. Se disponibilizar de internet, o usuário consegue acessar a plataforma com sua senha em qualquer dispositivo móvel para seu desempenho.
De acordo com o pesquisador em Tecnologias da Informação na Educação e professor do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), Luis Ribeiro, o recurso audiovisual é o que torna este tipo de aprendizagem um sucesso. Podendo selecionar suas maiores dificuldades o estudante consegue encontrar um conteúdo adequado e objetivo, que não desvia sua atenção com explicações de longa duração.
Alunos que antes procuravam explicações em sites expositivos como o YouTube, por exemplo, agora podem contar com o feedback dos professores sobre o conteúdo que assistem. As escolas têm um ranking com os estudantes que mais pontuam nas atividades e assim conseguem monitorar aqueles que encontram alguma dificuldade na disciplina.
O papel do professor
O diretor Luis Ribeiro também acredita que estimular a capacitação dos seus profissionais é a melhor maneira de evitar que o ensino da Matemática e de outras disciplinas entre em defasagem.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário